segunda-feira, 10 de setembro de 2007

A justiça é cega! É (?)

Bem que era pra ser, um dos princípios básicos do direito é que todos são iguais perante a lei diante dela não se distingui, etnia, classe social, sexo, etc. Aquela senhora com os olhos vendados de espada e balança na mão parece não representar mais a justiça dos homens...sua venda caiu ou a tiraram. O certo é que em nosso país ela enxerga e muito.
Infelizmente a virtude da cegueira, assumiu o problema da esquizofrenia!
Há tempos que nos escandalizamos com as denúncias feitas àquelas pessoas que deveriam zelar por princípios éticos que regem o nosso direito. Pessoas essas que envergonham ainda mais o nosso país e nos dão uma sensação de desconfiança, insegurança, desrespeito e indignação. É assim que o país se sente ao se deparar com escândalos como aquele do ex-Juiz Nicolau dos Santos Neves que desviou uma quantia de 170 milhões de reais dos cofres públicos.
O caso recente é o da juíza federal Olga Regina Guimarães acusada de favorecer um traficante colombiano ligado ao cartel de Juan Carlos Abadia. Apesar das provas A juíza inocentou o acusado que detinha em sua fazenda um carregamento de cocaína. R$14. 800 foi o preço do veredicto.
Mas não é só. A juíza hoje foi promovida, sim promovida! Depois de ser acusada com provas contundentes (gravações telefônicas entre ela, o esposo e o traficante), ela foi empossada, em Salvador, no cargo mais alto entre os juízes. Promoção que se dá em caso de antiguidade ou merecimento. O dela se deu por antiguidade.
Não me assustaria se fosse por merecimento...
Para a nossa esperança, o caso já está em processo de investigação. E para limpar um pouco a imagem da magistratura brasileira, se cogita num possível afastamento da juíza enquanto se dá a apuração das denúncias.
Vamos espera pra vê no que dá!
“A justiça tarda, mas não falha”! Será? Mas isso já uma outra história...

Um comentário:

Taty Valéria disse...

Como diria o poeta: "É foda!"
E vamos aguardar a votação de quarta né?
Voto fechado pra Renan???? Sei não...
Mas eu ainda acredito que a justiça tarda, e muito! Mas eu acho que ela não falha.
Beijo Silvete!